segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alunos na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Eu e o Professor Jorge, da EMEF Vereador Antônio Giúdice, levamos um grupo de 30 alunos à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, hoje à tarde. Nossa ida ao parlamento da capital gaúcha foi para participarem da Sessão Plenária do Estudante, na qual simularam as atividades de um vereador. Os alunos criaram, debateram e votaram projetos. Gabrielly, aluna da turma C33, e Júlia, da C14, discursaram no plenário da Câmara durante a sessão dos vereadores. Gabrielly pediu mais empenho na área de segurança pública e no combate à violência e Júlia criticou os altos salários dos parlamentares. Sensibilizada pelo discurso das alunas, a vereadora Fernanda (PSOL) propôs à presidência da Câmara enviar um ofício à Brigada Militar solicitando um maior policiamento no entorno da escola.
Abaixo, texto que saiu no sítio da Câmara:

Alunos pedem segurança na escola Antônio Giudice

Alunos da Escola Municipal Antônio Giudice, no bairro Humaitá, participaram hoje (26/9) da sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade integra o projeto Sessão Plenária do Estudante, no qual alunos de Porto Alegre visitam a Câmara e simulam a atuação como vereadores. Nos discursos que fizeram no Plenário, as estudantes Gabrielly Lima Varreira e Júlia Santos pediram aos vereadores mais segurança no bairro, especialmente no entorno da escola.

"Já tivemos um colega que foi morto com um tiro quando descia de um ônibus. É doloroso para a gente quando vemos um amigo morrer por falta de segurança", disse Gabriele. Julia criticou o salário dos parlamentares. "Se os deputados ganhassem o mesmo que ganham os trabalhadores, sobraria mais dinheiro para investir em obras na cidade."

Seis projetos
Antes de participarem da sessão dos vereadores, no Plenário Otávio Rocha, os estudantes da Antônio Giudice estiveram reunidos no Auditório Ana Terra, onde redigiram e votaram seis projetos de melhorias para a cidade. Sugeriram a criação de teatros e aulas de dança nas escolas; disponibilização de verbas para compra de materiais de artes, como fantasias; proibição de uso de piercings em jogos de futebol, como forma de evitar acidentes; contratação de médicos e enfermeiros efetivos para os postos de saúde; qualificação e reforço do policiamento e criação de um representante mirim nas câmaras municipais para dar “voz ativa” às crianças e adolescentes.

A Sessão Plenária do Estudante é um dos projetos de educação política promovidos pelo Memorial da Câmara. As escolas interessadas em participar da atividade devem entrar em contato pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318, ou pelo e-mail memorial@camarapoa.rs.gov.br
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)  



Nenhum comentário:

Você também pode gostar

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...