quarta-feira, 31 de março de 2010

O museu é legal!

Quando estava cursando o final da faculdade, participei de um projeto que guardo com muito carinho em minha memória. O programa "O museu é legal" (2002-2004), organizado pelo Núcleo de Educação Patrimonial, do Museu da Baronesa, em Pelotas, teve uma repercussão imensa, não apenas na cidade, mas pelo Brasil afora.

Modéstia a parte, sua qualidade é inquestionável. Lembro da carta de uma professora das séries iniciais, na qual dizia que tínhamos dado a ela novamente a esperança na educação. Foi uma comoção geral na equipe do Museu!

Vou explicar um pouco o que era esse projeto com a ajuda de umas fotos da época. Pena que não apareço em nenhuma das fotos, já que era o fotógrafo.

Aqui a primeira etapa: íamos a sala de aula (turmas de 3ª. série) e conversávamos sobre patrimônio.

Antes da nossa visita, as professoras pediam que os alunos trouxessem um objeto dos quais eles gostavam. Podia ser qualquer coisa. Então, montávamos o "Museu da sala de aula". Dessa forma, viam que museu não é lugar só de coisa velha e de gente rica, mas local que guarda aquilo que gostamos e é importante para nós.

Depois da visita ao "Museu da sala de aula", era apresentada uma peça de teatro de fantoches com o personagem Fuxico. A música de fundo era Aquarela, de Toquinho. Inesquecível as carinhas ansiosas, os olhinhos brilhando e a interação com o Fuxico.

Segunda etapa: os alunos chegando ao museu.
Aqui o início da visita ao museu: história da cidade contada com a ajuda de imagens.
Oficina de dança afro. Eles conheciam um instrumento de percussão dos escravos, o sopapo, e cantavam junto ao violão a música o "O museu é legal".
Moradores da casa: a Baronesa dos Três Cerros e o escravo Conrado.
Moradores da casa: o Barão dos Três Cerros e a escrava Clara.
Visita ao interior do museu. Eles nem imaginavam que encontrariam e conversariam com os moradores da casa.
Após a visita ao interior do museu, cada um desenhava o que mais tinha gostado. Todos ganhavam um "Passe pai", para trazerem os pais ao museu um outro dia sem qualquer custo. Vários voltavam!

Nenhum comentário:

Você também pode gostar

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...