quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mumificação com meus alunos



Para explicar o processo real de mumificação do Antigo Egito e demonstrar os motivos pelos quais permitem um corpo ser preservado sem se decompor, foi simulado o que os antigos egípcios realizavam com uma pessoa, mas utilizando um peixe.

A mumificação iniciou com a separação do material necessário para realizar a experiência: para servir de corpo a ser mumificado foi utilizado um peixe fresco (com escamas), bicarbonato de sódio (substituindo o natrão, substância encontrada no fundo do rio Nilo, a qual era utilizada pelos egípcios durante o processo de criação da múmia), um pote com tampa (que serviu de sarcófago para a múmia), luvas cirúrgicas e máscara. De posse de todo o material necessário, fez-se um pequeno corte no ventre do peixe, retirando todos seus órgãos internos. Foi introduzido bicarbonato de sódio no interior do corte feito no animal, nas guelras, na boca e no fundo do pote, de maneira a não ficar nenhum espaço sem bicarbonato. O peixe foi colocado dentro do pote e coberto totalmente com bicarbonato de sódio, devendo permanecer tampado durante uma semana, para depois desse período o bicarbonato de sódio ser trocado. Finda a segunda semana da experiência, o peixe está desidratado, por conta da ação do bicarbonato e não entrará em decomposição do mesmo modo que o corpo de um ser humano que não tenha passado pelo procedimento.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, nesse período de uma semana, qual a temperatura que o peixe deverá ficar?

Historiar disse...

Em temperatura ambiente. Em nenhum momento é necessário colocá-lo em geladeira ou freezer.

Fatos museais disse...

Olá,
Qual a quantidade de bicarbonato eu necessito comprar para fazer a experiência? O pote onde o peixe ficará deve permanecer fechado?
Muito obrigada!
Iandora

Você também pode gostar

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...